Dor Crônica
- clinicaloremfisioterapia

- 29 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de set. de 2019
ATENÇÃO A AVALIAÇÃO DO PACIENTE COM DOR CRÔNICA!!! A DOR É A PRÓPRIA DOENÇA.
A dor crônica a feta 20 a 30% da população dos países ocidentais. Embora tenha havido muitos avanços científicos no entendimento da neurofisiologia da dor, avaliar e diagnosticar com precisão o problema de dor crônica de um paciente não é bem definido.

Como a dor crônica é conceituada influencia a avaliação da dor e os fatores considerados no diagnóstico da dor crônica.
Não existe uma relação individual entre a quantidade de dor sentida pelo paciente e uma doença orgânica e a intensidade da dor; muitas vezes como na Fibromialgia por exemplo a doença é a dor, não havendo lesão tecidual ou outra doença organicamente definida para entender a dor sentida pelo paciente.
Sendo a experiência da dor crônica moldada por uma infinidade de aspectos biomédicos, psicossociais (por exemplo, crenças, expectativas e humor dos pacientes) e fatores comportamentais (por exemplo, contexto, respostas de outras pessoas significativas).
A avaliação de cada um desses três domínios por meio de uma avaliação abrangente da pessoa com dor crônica é essencial para as decisões de tratamento e para facilitar os melhores resultados. Essa avaliação deve incluir um histórico completo do paciente e uma avaliação das condições físico funcionais e uma breve entrevista de triagem onde o comportamento do paciente pode ser observado.
Uma avaliação mais aprofundada para tratar das questões identificadas durante a avaliação inicial orientará as decisões sobre quais avaliações adicionais, se houver, podem ser apropriadas. Instrumentos padronizados autorreferidos para avaliar a intensidade da dor do paciente, habilidades funcionais, crenças e expectativas e angústia emocional estão disponíveis e podem ser administrados pelo médico, ou um encaminhamento para avaliação aprofundada pode ser feito para auxiliar no planejamento do tratamento.
Ana Lígia Oliveria




_edited_edited_edited_pn.png)
Comentários