Aderência de Raíz Nervosa

As aderências de raíz nervosa são disfunções específicas que podem ocorrer após a resolução de uma crise de ciatalgia ou após as cirurgias de coluna vertebral. Várias experiências já foram realizadas em animais demonstrando o fenômeno e alguns trabalhos de pesquisa em humanos identificaram a possibildade dessa lesão.

O processo de fibrose (cicatrização exagerada e disfuncional, equivalente a uma quelóide) ocorre após a agressão dos tecidos localizados ao redor do nervo. A cicatriz gerada pela lesão adere aos tecidos neurais e começa a gerar sintomas muito parecidos com os sintomas causados pelas discopatias.

As pessoas com aderência de raíz nervosa sentem dor intermitente, principalmente em movimentos de amplitude máxima onde a raíz nervosa é tensionada. Esta dor geralmente se espalha para o membro inferior e cessa quando a pessoa volta a sua posição neutra. Outras vezes as dores podem vir de uma postura mantida em que o tecido neural fica submetido à tensão, como por exemplo a postura sentada em flexão. O que é mais interessante sobre os sintomas é que como não tem inflamação associada, ao eliminarmos a tensão sobre o tecido, a dor passa.

Esta é uma das únicas situações em que se espera a periferilização dos sintomas durante os exercícios que precisam flexibilizar o local da fibrose. O controle da intensidade dos exercícios é feita pelo monitoramento da dor do paciente. Assim, uma sensação de dor que “liga” durante o estiramento e “desliga” quando se retorna à posição inicial pode ser necessária para indicar que houve tensão sobre a cicatriz mas que esta tensão não é suficiente para causar um novo problema na coluna.

Para prevenir o aparecimento das aderências de raiz nervosa realizamos exercícios que geram pequenos movimentos de deslizamento das membranas durais, sendo este procedimento muito indicado após as cirurgias da coluna vertebral.

Na Clinica Lorem temos profissionais especializados em prescrever os exercícios de movimento do tecido neural, de forma segura e resolutiva. Faça uma avaliação.

Referências:

MCKENZIE, R. The Lumbar Spine. Mechanical Diagnosis and Therapy - Vol. 1. Spinal Publications: Weikanae, New Zealand, 2003.

BUTLER, D. Mobilização do Sistema Nervoso Manole: São Paulo, 2003.