top of page

Como um entorse de tornozelo pode gerar dor lombar?


Alguns pacientes ficam espantados quando eu faço perguntas sobre traumas antigos. Em minhas avaliações, eu costumo explorar muitos sistemas na tentativa de encontrar as principais causas dos sintomas. Um sintoma como dor lombar pode se originar de vários tecidos corporais como rins, bexiga, intestidos, estomago e fígado, mas também do sistema musculoesquelético, mas em uma região longe da coluna lombar.

O mecanismo de lesão do tornozelo mais comum é conhecido como entorse em inversão. Neste caso, o pé “vira para dentro” enquanto estira todos os ligamentos e músculos laterais da perna. A partir deste momento duas vias podem explicar o possível aparecimento de dores nas costas, ou até mesmo na região cervical (mas nesse último caso teríamos que expandir demais o texto! Vamos ficar apenas até na lombar...).

1- É possível que você permaneça apoiando seu peso na perna que não foi afetada durante mais tempo. Essa postura altera a posição da pelve e consequentemente toda a coluna sofre com tensões desequilibradas, gerando dores e fadiga muscular (sensação de peso e queimação nos músculos);


2- Na tentativa de proteger o tornozelo, os músculos fibulares entram em contração excêntrica na direção contrária do movimento agressor, gerando assim uma força reativa na região da fíbula que traciona outro músculo ali inserido, o bíceps femural. Este músculo tem sua outra inserção na região da pelve e uma possível contratura reflexa ao estiramento pode mudar a forma como os ossos da pelve se movimentam.




A pelve é a base da coluna vertebral e funciona como se fosse o fundamento de um edifício. Se não estiver bem posicionada, tensões excessivas podem causar desgastes, degeneração precoce e excesso ou perda de movimento. Aí está a explicação para o aparecimento da dor lombar. Isto pode nem acontecer de forma imediata, pois normalmente o corpo se adapta àquela posição. Se formos apenas tratar a dor na região lombar, corremos o risco de não sermos eficientes, já que a verdadeira causa dos distúrbios de movimento lombar está no tornozelo.




Aí o paciente pergunta: - Doutor, a ressonância magnética está mostrando uma hérnia de disco na minha lombar. Não é ela a causa da dor? Normalmente eu respondo que a hérnia (quando não traumática) é o resultado de um desgaste atribuído ao excesso de movimento. O que será que fez seu disco gastar assim???

14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Atendimento Whatsapp Clinica Lorem
bottom of page